• teatroescola2020

Itaú Cultural fala sobre o impacto do TeatroEscola em sua revista.



A Revista Observatório, do Itaú Cultural, em sua 28ª edição traz, entre outros, o tema "Sobre a política cultural necessária para e a partir de favelas e periferias". No artigo eles citam o TeatroEscola como um descentralizador do pensamento europeu sobre arte e fala sobre Nell Araújo, que levou sua experiência da periferia de Salvador, bairro da Gamboa, para a Pituba, afim de transformar realidade através da arte do conhecimento cultural.


"No Teatro Jorge Amado funciona, desde 2017, o TeatroEscola, um investimento na construção de uma escola de artes para jovens moradoras(es) de favelas e periferias de Salvador que desfaz a dimensão eurocêntrica da formação cultural e apresenta outras referências identitárias na história da arte ocidental. 'O sistema nos faz acreditar que não temos perspectivas [...] A referência traz a perspectiva do horizonte' diz ele, que vem consolidando, a partir da proposta artísti-co-pedagógica do Teatro Escola, respostas possíveis para que lidemos com as relações de raça, gênero e classe que estruturam os espaços de aprendizagens e as versões hegemônicas de nossa história."

Trecho retirado do artigo, página 70 da revista. Para ler o artigo completo CLIQUE AQUI. A matéria começa na página 66.


Além dessas questões a revista traz também uma reflexão sobre a produção cultural no futuro pós-pandemia. Uma leitura enriquecedora e uma contribuição importantíssima para a área cultural.


Contate-nos

PARCEIROS

ENDEREÇO

Av. Manoel Dias da Silva, 2177 - Pituba, Salvador - BA, 41830-001

TELEFONE

  • Facebook logo
  • Instagram logo
  • Youtube logo