Line separator

CURSOS

OFICINAS

CURSOS &OFICINAS.

Produção 

Cultural

O curso de produção cultural tem o intuito de apresentar e praticar um conjunto de princípios e processos para o entendimento sobre a teoria e a prática  do universo  produção artística e cultural, construindo coletivamente um entendimento do cenário cultural e desenvolvimento com habilidade técnicas de diferentes linguagens e manifestações culturais, desenvolvendo a reflexão com base estética, levando em consideração valores ligados à acessibilidade do mercado cultural, suas especificidades e desenvolvendo um olhar crítico e diferenciado.

O curso de produção cultural visa qualificar o jovem no âmbito teórico e prático dos estudos dos circuitos culturais e sistema de produção cultural. Relações

entre produção, público e mercado, trazendo um entendimento cultural e artístico e na perspectiva racial das culturas afro e indígena.

Técnico

de Palco

O curso de Tecnico de palco é divido em três etapas:

 

O primeiro modulo Iluminação considerada uma técnica que pode ser aplicada em qualquer tipo de ambiente. E para que o resultado seja positivo, o (a) aspirante a técnico (a) de iluminação deve ter conhecimentos básicos como: eletricidade, características e funções da luz, materiais de iluminação cênica e lâmpadas, mapas e roteiros de operação de iluminação, entre outras noções.

 

O segundo modulo de sonoplastia oferece aos alunos conhecimento para atuar em mesas de áudio com também, técnicas variadas para utilizar um sistema de som que podem ser usadas em peças de teatro, em formaturas, em festas em geral.  no cinema e em qualquer ambiente onde seja necessário que haja som.

 

O terceiro modulo de projeção mapeada o aluno aprendera a entender do zero mesmo que não saibam nada, e passa rapidamente a compreender a estrutura básica do vídeo mapping, para seguir com segurança. Isso possibilita realizar eventos diversos como espetáculo, formaturas e festas. 

Dança

Moderna

Estudo da técnica de dança moderna (Horton), seus fundamentos, alongamento, fortalecimento do centro (costas e abdominal) - (barra ao solo), extremidades e adutores, estudos e pesquisas teóricos sobre a técnica, composição coreográfica e ou remontagem por vídeo, para pequena mostra demonstração da técnica.  Preparar o físico do aluno para responder aos fundamentos básicos da técnica e suas demandas, preocupando-se com a conduta ética, consciente da sua responsabilidade em relação ao meio ambiente, ao seu corpo, ao corpo dos colegas, além de executar tarefas com criatividade, autonomia, flexibilidade e espírito crítico, sendo capaz de compreender a diversidade cultural como elemento de inclusão social e ter atitudes que favoreçam a cultura da paz, preparando os alunos para possíveis atividades dentro do mercado profissional.

Libras nas Artes

O Curso de Libras do Teatro Escola é divido em três níveis: Básico, intermediário e avançado visa capacitar o aluno a compreender os aspectos biológicos, socioculturais e linguísticos do surdo; a compreender os usos da LIBRAS em situações cotidianas; e a utilizar vocabulário e construções básicos necessários à comunicação com o surdo. O curso  proporciona uma imersão dentro do âmbito da arte e cultura estudando temas especificado da construção do papel do intérprete dentro da arte e cultura

Teatro

O teatro é uma das expressões artísticas mais antigas da humanidade. Neste curso é  trabalhado a construção dramatúrgica e a importância da arte teatral, enquanto meio de ampliação da consciência artística e sociopolítico cultura. 

No programa de ensino, os alunos aprenderão sobre a preparação do ator para prática de criação cênica, além de técnica a partir de ações físicas, imaginação, concentração, fé cênica, tempo-ritmo interior e exterior.

Para tanto utilizaremos  diversos exercícios corporais e vocais e muita técnica de improvisação.  

Fotografia

Este curso é para quem deseja aprender ou aprimorar o manuseio da máquina fotográfica,  abordando algumas técnicas básicas como: identificar os princípios da câmera fotográfica, seus principais mecanismos técnicos e operacionalizar seus usos integrados para a formação da imagem; apontar os principais elementos da linguagem fotográfica (luz, profundidade de campo, foco, enquadramento, composição, cor, momento decisivo, etc) e sua inter-relação com os tipos de lentes, tempo de exposição, velocidade do obturador, etc.

Laboratório Digital de Arte e Cultura

O Laboratório de Arte e Cultura é o mais novo projeto e mais um ramo do TeatroEscola (TE), com atividades hibridas (remotas e presenciais), que visam oferecer práticas formativas introdutórias nas áreas da arte, cultura e nos estudos afro-brasileiros e indígenas, para a população de jovens negros e oriundos das comunidades periféricas de Salvador, com base na Lei 10.639/2003. O TE tem o objetivo de levar um pouco da estrutura dos nossos cursos para plataforma virtual, atendendo nossos jovens, que foram muito afetados neste momento de pandemia, em seu processo educacional.

Clique aqui e conheça os cursos