• teatroescola2020

Livro de Passatempos apresenta cientistas negras para crianças

[Publicado originalmente em Meninas e Mulheres na Ciência - UFPR]


BAIXE O LIVRO AQUI

O livro surge da necessidade de dar visibilidade ao trabalho de cientistas negras brasileiras e a assuntos correlatos. Trata-se do primeiro volume de uma série desta temática.

A publicação é uma ação do Projeto de Extensão Universitária "Meninas e Mulheres nas Ciências" vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná.

Os passatempos que foram elaborados para este material são caça-palavras, desenhos para colorir e palavras cruzadas que versam sobre a trajetória e o protagonismo de cientistas negras brasileiras.

Os materiais foram idealizados e organizados pelas Professoras Doutoras da Universidade Federal do Paraná: Camila Silveira (Departamento de Química), Alessandra Souza Barbosa (Departamento de Física), Claudemira Vieira Gusmão Lopes (Setor Litoral), e pelas estudantes de Graduação: Jaqueline de Lima Ramos (Química), Mayara Cordeiro Brasil (Geologia), Raissa Herminia Jesus de Almeida (Química), e Liza Mohana Cavalheiro (Geologia). As ilustrações são de Marcelo Jean Machado, artista e estudante do Curso de Licenciatura em Física.

Com este livro esperamos contribuir para a Divulgação Científica sobre Mulheres Cientistas, Negras, Brasileiras, por meio de atividades lúdicas.

Entendemos que é importante tratar do tema neste formato como modo de informar por meio de uma linguagem que possa ser convidativa a diferentes públicos.

Desejamos contribuir, de alguma maneira, com a redução das injustiças sociais, por meio de uma educação científica humanizadora e que possa inspirar a nossa e as futuras gerações.