• teatroescola2020

Autora da obra "Ainda Estamos Aqui", Hananza, fará palestra antirracista online no Teatroescola

Como uma das cientistas culturais do Laboratório Virtual de Arte e Cultura do Teatroescola, Hananza falará ao vivo, através de sala virtual, para os alunos do projeto, sendo uma das atividades finais das oficinas que acontecem desde abril deste ano na instituição.

>> A palestra acontecerá 1/06, terça, às 19h. 👉🏾 INSCREVA-SE CLICANDO AQUI .

A palestra "AINDA ESTAMOS AQUI: uma breve parte de nossa história negra" é uma extensão do livro de


Hananza, de mesmo nome, lançada em março de 2021 pela editora Telha, com prefácio assinado pelo jornalista e escritor, sete vezes premiado com o prêmio Jabuti de Literatura, Laurentino Gomes. O livro em apenas 5 dias de pré-venda, vendeu 90% das estimativas de vend


a da editora para o pré-lançamento. Com uma abordagem lúcida e clara sobre as questões raciais e a desigualdade abismal entre brancos e negros, tem a intenção de inserir a todos no tema através de uma escrita e discurso acessíveis e reflexões profundas listradas por vídeos e slides que facilitam a imersão ao tema e a luta antirracista.


O objetivo desta palestra, cuidadosamente preparada, é provocar a reflexão aprofundada acerca do racismo e suas consequências para a população negra deste país a partir de um papo acessível e de uma troca sensível. É também buscar a ruptura com a ideia romantizada do racismo e do período escravocrata do Brasil colônia, onde nos é apresentada uma heroína branca e generosa como salvadora dos negros sempre submissos, que foram levianamente qualificados como não resistentes à sua condição, aceitando toda forma de punição, conformados e sem o impulso do revide, o que é uma inverdade. A ideia aqui é inserir os que estão no início desta caminhada na militância, apresentar todo o contexto histórico aos que pouco tiveram acesso à história negra, propor uma troca de experiências e subjetividades, encorajar aos que pretendem contribuir para uma sociedade melhor.



Sobre a autora e palstrante: Hananza é militantes negra, formada em filosofia, com licenciatura, pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Comunicadora, integrou como repórter a equipe do programa "Ao Ponto" de Jairo Bouer transmitidos pelos canais Futura e Cultura por três anos consecutivos, fazendo matérias sobre diversos assuntos pelo Brasil. Cantora e estudiosa sobre a história de seu povo, aventura-se a fomentar a reflexão acerca do tema em sua primeira obra "Ainda Estamos Aqui: uma breve parte de nossa história negra".


Hananza foi convidada pela marca Adidas para palestrar para colaboradores da marca e para a equipe no evento "Anti-racist Talks". Palestrou também para mestrandos de direito da UFRJ, em evento organizado pelo Laboratório de Direitos Humanos da universidade, para os alunos do Colégio Santo Agostinho em evento organizado pelo LAHum, para alunos do colégio Factor, INSP Flamengo e outras instituições.


INSCREVA-SE AQUI!